Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Friday, May 25, 2018


Um Simples Registo: Quando Fui Animador Cultural Na Extinta Casa da Juventude de Vila Real!
Relembro.

Eram oito horas da manhã quando o Jipe da Instituição parou em frente da porta da Casa da Cultura de “minha” Cidade maravilhosa e muito bela.
O diligente e respeitador condutor chamou-nos para o seu e, nosso rumo, de deslumbre imenso que significava uma deslocação a Montalegre/ Vilar de Perdizes.
A nossa missão era o contacto com a sua Associação local como também efetuávamos com todas as associações que nos contemplavam com o seu encanto e beleza. Na nossa ajuda. Na nossa presença. Nas suas atividades que também faziam parte de nós e dos objetivos positivos com que sempre as privilegiávamos com o nosso empenho e dedicação.
 Com determinação e solidariedade na sua entreajuda necessária e preciosa.
Quando chegamos fomos recebidos de forma simpática e amável pelo nosso anfitrião que era o Pároco local.
Após visitarmos a sua casa que possuía à entrada um pequeno lago artificial onde um pequeno rapaz executado e confecionado de forma artificial, com preceito e majestosamente e que fazia as suas necessidades físicas que não podia reter ou ocultar, de forma constante e inimperruptil para o este “lago” artificial.
Após curtos instantes encetamos uma viagem pedestre até à “discoteca”, criada por ele para os jovens e menos jovens divertirem-se e conviverem.
Era estranho este Padre. Não parecia um Padre, mas, sim, um benfeitor existente fora do tempo/espaço como vivia.
Este fantástico e moderno Pároco local parecia sabedor e conhecedor de todos os mistérios em que acreditava. Era crente na “Medicina” natural, através de plantas e ervas salvadoras de todos os males das pessoas ali. De todos os locais do mundo.
Tornou mais tarde este local afamado, não só no nosso país, mas que se estendia a todo o Universo de crentes naquilo que ele fazia e sabia curar através da sua imponente e magistral “terapia” que Deus lhe deu.
Uma “terapia” saída da terra.
 Muitos visitantes aí acorriam para se tratar, recorrendo aos conselhos e “efusões” executadas por ele num momento fascinante e de magia de Deus.
Vilar de Perdizes tornou-se um local conhecido e aprazível de curiosidade e passagem obrigatória. Sim! Pelas “mãos” mágicas deste Padre fabuloso.
Como desfecho final desta visita de sonho assistimos a uma “luta entre Touros” de duas aldeias circunvizinhas desta aldeia pacata e com muitos segredos a revelar.
Creio que disputavam a supremacia e hegemonia das duas aldeias dali. Quem vence-se seria soberano e retinha o poder grandioso sobre a aldeia vencida. Era melhor.
 A aldeia vencedora saía em glória e força disputada com valentia e o desejo de se superiorizar à outra em todos os aspetos. Para satisfação de todos, houve um vencedor numa atitude feroz e brutal de força imensa e intensa.
Regressamos já tarde. Foi um registo ímpar na minha vida. Que vale a pena recordar.
São tradições diversificadas existentes e, de há muito, de um povo fabuloso e admirável: O Povo Português!
Foi Um Simples Registo: Quando Fui Animador Cultural Na Extinta Casa da Cultura da Juventude de Vila Real!
Relembro.
António Pena Gil
Obrigado, majestosos amigos de sonho.