Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Tuesday, October 02, 2018


Quando Se Atinge Uma Idade Avançada Fica-se Com Um Apetite Grandioso E Voraz De Conversar Por Se Estar Só!

Lembram-se do Senhor Gonçalves e da menina dos “adoçantes” do meu Blog?
O Senhor Gonçalves encontra-se metido em si. Metido consigo. Vil e impiedoso no trato que era. Está mais calmo agora. Consta de mim e do meu adorável diário pessoal.
A sua atitude iniqua e impiedosa desapareceram. Sim! Gosta-se de falar com ele. Tornou-se dócil. Um homem bom. Um homem que sofreu muito e vive só.
Os seus gestos estereotipados são análogos a um “Robot” telecomandado dirigido a pessoas que o entendem e compreendem.
O seu objetivo é adorar a vida. Sim! Com vitalidade e harmonia. Apenas, deseja conversar. Apenas e somente.
A menina dos “adoçantes” parou a sua “malvadez” e tornou-se válida a fazer o bem. Nunca mais a vi. Teria fugido para outras paragens?
Quando escrevia e escrevo, eram irascíveis. Ninguém podia encetar um diálogo com eles.
O Senhor Gonçalves gosta de conversar. “Apurar” o que vai no Planeta. No Mundo. Incapaz de se adaptar a ele.
Quando falo com o existir e com eles, sinto-os e vejo-os com tanta falta de afeto. Possuem uma grandiosa ausência de afeto. Sim! Neles. De compreensão. Do entendimento pelo que desejam fazer. Entendimento pelo que desejam efetuar.
O Senhor Gonçalves está sempre só. Vive a vida olhando a televisão que parece que é dele. Percorre com o “cursor” os canais de ponta a ponta e é feliz. Parece-me feliz. Tem uma companhia de luxo, o poder fazer e ambicionar o que pretende sem que as pessoas possam interferir na sua conduta apurada e em bem-estar e paz. Só vê os canais de desporto bem entrincheirado no que executa com satisfação e deleite. Nunca foi assim. Nunca o vi assim.
Apenas, se “acomodou” à sua televisão que não é dele, mas que o faz existir sem vislumbrar contratempos ou adversidades. Sofre lágrimas sentidas. Reais. Visíveis na sua mente cansada. Emocionou-se consigo próprio. Agora, parece fazer parte da família com gosto e determinação para com todos nós.
O Senhor Gonçalves tem sonhos de pureza e encanto também. Tal como a “menina dos adoçantes.” Nunca o vi triste agora.
Apenas, vive desencantado consigo e do mal que tem feito. Com a ternura da vida que vai em si e esconde para a sua interioridade que lhe pertence. Não consegue expô-la. É exclusiva dele.
Às vezes, sai e faz o seu percurso pedestre habitual e fabuloso. Está “ferido” e angustiado. A idade. O tempo. Não param. Não estagnam
Agarra a sua linda e deliciosa bengala e vai em busca do amor que tem imenso para dar.
Gosto dele assim. É correto e saudável com o Mundo. Fico feliz por ele.
Apenas e só ambicionava conversar.
E, eu converso com ele sem esforço ou incompreensão. Conta imensas histórias suas surgidas na sua vida passada. Conta o mesmo 3 ou 4 vezes ao dia e, isso, “emerge-o” numa efusiva sensação de encanto e ternura.
É simpático e tenta sempre ser amável.
Quando Se Atinge Uma Idade Avançada Fica-se Com Um Apetite Grandioso E Voraz De Conversar Por Se Estar Só!
Obrigado.
António Pena Gil
Gosto muito de vós.