Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Sunday, July 15, 2018


Uma Perspectiva do Filme: “O Clube dos Poetas Mortos”!

Hoje acordei já tarde. Acordei com o bater das horas no sino da Igreja perto da casa onde habito.
Ontem, fiz uma pesquisa do filme que mais me doou na vida. Mais conhecimentos me atribuíram que apliquei enquanto me encontrava no meu dedicado “mister” controverso e avançado no tempo pelas implicações que elas encerram em mim. Com paixão. Com beleza. Com encanto. Ainda hoje, esses conhecimentos fascinam-me.
Tudo se passa numa escola imaginária. Uma escola para elites.
As mensagens que fazem parte da abordagem do filme, segundo o polémico professor, é formar extraordinários seres humanos que podem, com os seus pensamentos, as suas palavras e as suas ideias, alterar o mundo.
O “saber” poético e a “verdade” é como um “cobertor que quanto mais se estica mais se lhes vê os pés.”
A “Verdade” é feita com berros, gritos e choros tentando abarcar e ver as “coisas” doutra forma poética. Doutra forma pessoal e criada em/por nós. Com magia no amor e no maior poder que lhe damos em “sugar” o poder poético. O facto de saltarem para as mesas. Rasgar poemas conceituados, explicam-se e olham as “coisas” doutra forma sublime desejada e pretendida. Uma maneira notável que é nossa. É criada por nós. Pertence-nos.
Esta escola é como um “quartel” com “guardiões” da Educação. A poesia proposta pelo soberbo e notável professor não a “disseca”. Motiva os alunos para a execução da sua própria poesia criativa. Para o “Romance”. Para o amor. Para as cavernas e a sua alegoria, onde dentro delas existem sombras projetadas nas paredes por seres humanos nascidos lá. “Acorrentados” lá.
A Escola fornece o conhecimento. A Educação. A Religião. A Poesia. O Amor. Existem “correntes” que os prendem a elas.
Trata-se de soltar o valor do Bem. Do Verdadeiro. Da Beleza. Da Bondade.
Acima de tudo viverem o “carpe diem”. Viver a vida ao máximo.
“Expandir o que de valioso nos “habita”. “Aproveitar” o Dia. Motivar os alunos a criarem a sua própria poesia. Uma poesia que lhes vem de dentro. Que é sua. É feita por eles. Fazer “o hoje” preparando os “degraus do amanhã ”.
Foi o filme e, as ideias neles existentes, que mais me marcou no exercício do meu “mister” dedicado e dando o máximo de mim até ao desespero e exaustão. Até à incapacidade total e absoluta.
É Uma Perspetiva do Filme controverso e afamado: “O Clube dos Poetas Mortos”!
É tudo amigos.
António Pena Gil
Obrigado.