Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Sunday, July 01, 2018


O Meu Exame da Quarta Classe que era meu e que não fiz!
Fizeram-nos Elas!
Nesse dia, em que ia fazer o meu exame da quarta classe. Levantei-me muito cedo e esmerei-me o melhor que podia e conseguia.
Era um dia muito importante para mim e para aqueles rapazes todos da minha idade.
A minha linda Mãe sossegou-me e disse-me que estava muito bem assim. Vestido de forma aprazível e muito bela, aos seus olhos de mãe.
Sai de casa muito antes da hora marcada para o exame, onde alguns rapazes da minha idade já se encontravam. Estavam vestidos a preceito de gravata e fato a condizerem entre si.
A escola situava-se em frente ao Seminário Episcopal desta cidade e chamava-se Escola Carvalho de Araújo.
Em breve tempo estavam todos lá. Aguardávamos pela chegada das Senhoras Professoras que nos iam efetuar este exame importantíssimo.
Eu, no meu íntimo, ia para brilhar. Sabia tudo um que um Ser Humano devia saber.
Mandaram-nos entrar. As Senhoras Professoras entrariam pela porta das traseiras deste edifício decrépito, gasto e decadente, preste a cair. Prestes a “sucumbir” e a tombar.
Quando já estávamos junto todos na sala chegaram as nossas Senhoras Professoras de semblante austero e duro. Levantamo-nos de imediato e só quando nos mandaram sentar é que o fizemos.
Quando as observei mais atenta e pormenorizadamente, reparei, para minha incredulidade e admiração que eram a D. Fagundes e a D. Anastácia, amigas da minha mãe. Fiquei todo a tremer. Fiquei aflito. Fiquei sem para onde me escapar? E, se me pedissem um beijo, morreria de vergonha e de pronto perante uma sala repleta de rapazes da minha idade. Senti medo. Senti um pânico total e absoluto. Por mim, desejava “morrer” ali mesmo, mas era ainda tão novo. Fugir para parte incerta onde não me encontrassem nunca mais.
Os exames iam prosseguindo até que chegou a minha vez. Pediram-me para ler e leram elas. Pediram-me para contar e contaram elas. Pediram-me assuntos de Meio Físico e responderam elas.
Quando terminei em cinco minutos o meu exame que era meu, fizeram-no elas. E, ainda, por cima e, incredulamente saí com a nota de Excelente com Distinção.
E, eu que ia ali para brilhar? E, eu que me tinha preparado para este exame há imenso tempo?
Quando cheguei a casa fechei-me no meu quarto e chorei, chorei, chorei. Não tinham esse direito. O Exame era meu. Fizeram-no a elas o meu exame.
Quando a minha mãe regressou a casa do “trabalho” contei-lhe tudo. Emitiu um sorriso afável e doce para mim. Agradeceu a Deus o filho que tinha.
Ainda, me perguntou se lhes tinha dado um beijo que não respondi. Naquela exata altura eu senti uma alegria imensa. Ao menos não lhes dei um beijo que seria aminha morte e o meu descrédito de todos ali.
Por fim, adormeci
Foi O Meu Exame da Quarta Classe que era meu e que não fiz! Fizeram-no Elas!

António Pena Gil
Obrigado.