Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Wednesday, March 07, 2007

Diàrio de um Professor preocupado


Diário de uma vida, de um momento, que fica por escrever…

Quando estou feliz, fico atrapalhado por os outros não o estarem.
A Felicidade devia ser abrangente, extensiva, cobrir espaços, pessoas, de forma que a área fosse infinita.
Impossível de calcular, tal a universalidade indeterminada.
Hoje, na aula, inquiri um aluno com olhar triste, circunspecto:
- Porque não fizeste o trabalho? – Perguntei-lhe intrigado.
Resposta do rapazinho: - Tenho a minha mãe no hospital. – Disse, desconsolado e aflito. Continuou: - Não consigo pensar senão nela. – Concluiu, com os olhos arrasados de água.
Fiquei em silêncio! Fico sempre em silêncio quando o silêncio exige compreensão e consolo.
Permaneci assim alguns segundos. Olhando-o. Só olhando-o!
Esbocei um gesto, uma atitude preocupada e consegui meigamente insistir:
- O que se passa com a tua mãe? – Esforcei-me por proferir.
Cabisbaixo, lá disse: - Está no hospital na Suiça. Eu estou com os meus avós. Vivo com eles.
Debrucei-me sobre o Mundo que era aquela criança e, ternamente, pedi-lhe desculpa.
Depois, abracei-o, sentindo abraçar o Universo e meditei.
Mais um, a quem a vida não sorri. Mais um desalento absurdo de existir, de viver uma vida que deveria ser para viver. Viver em felicidade!
Pensei cabisbaixo, sentindo – me atentamente observado por Deus: - Mais um Herói da vida. Um Herói que tudo merece.
E, o trabalho em falta?
Quero lá saber do trabalho! Que se dane o trabalho!
Quero é saber da criança. Quero é saber da mãe da criança. Quero é saber do Mundo desta criança.
Nada mais!
Sinceramente! Penso naquela criança. Penso naquela vida! Penso naquele Mundo!
E, penso para mim: “É injusto. Profundamente injusto. Porquê?”
Sinto um vazio mexer-se. Mexer-se em mim, por uma ausência de lógica.
Esse vazio sinto-o por ser inexplicável. Essa ausência de lógica sinto-a por ser incompreensível, por ser ilógica, não o devendo ser.
Porquê? Porquê? Meu Deus!
Só sei uma coisa: - Nunca mais lhe perguntarei pelo trabalho! Podem crer!
Se um dia, mo entregar, ficarei feliz. Muito Feliz!
É porque tudo estará bem!

Pena. Diário de um Professor. Março.2007