Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Wednesday, June 27, 2007

Escola e Comunidade


Escola e Comunidade


Na Escola, pais atentos originam filhos de Sucesso.
Há uma relação entre a participação dos Pais na vida escolar dos filhos e o sucesso que estes vêm a obter.
(Margarida Gaspar de Matos) in Revista Psicologia Actual.
Nas escolas consideradas com um ambiente positivo, os pais referem menos barreiras ao seu envolvimento na escola e, uma patcipação mais efectiva, descrevem acções conjuntas com pais e professores à volta de temas como: a comunicação activa, a resolução de problemas, o apoio mútuo e o diálogo entre "funções" de pai e professor.

No que diz respeito ao ambiente da vizinhança, as escolas que estabelecem laços de colaboração com recursos na comunidade potenciam o envolvimento dos pais na educação dos seus filhos e, vão ao encontro das necessidades das famílias.

Precisamos de uma estratégia que reconheça e promova laços entre os subsistemas: família, escola e comunidade, prevendo um apoio familiar a crianças e adolescentes identificados pelos professores como tendo problemas...

Eu penso que é necessário perceber esses problemas para depois agir, numa conjugação de "forças" entre todos os intervenientes educativos.
A escola deve incentivar o diálogo, o debate de ideias e abrir-se à Comunidade que está pronta a recebê-la.
Cada vez mais, se devem capacitar e escutar todos os que "vivem" o que lá se passa: professores, pais, alunos e comunidade.
Pais atentos que se preocupam em acompanhar o percurso escolar dos filhos são valiosos para se acabar de vez com o insucesso e abandono escolares.
Vamos todos em conjunto alterar e corrigir ideias pré-concebidas sobre o trajecto efectuado pelos alunos e dar-lhes todo o nosso carinho, dedicação, atenção e, (até, meiguice, porque não!) que amplamente desejam e merecem.
Será para o bem de todos. Será para bem da sociedade íntegra, aberta, dialogante e sincera. Será para o bem da construção de uma personalidade forte, consolidada, saudável e feliz dos nossos filhos, por quem nutrimos grande estima e amor.
Será para o bem de todos.
Um futuro melhor lhes sorrirá, tenho a creteza.
E, é isso, o que mais desejamos para eles.
A Comunidade tem responsabilidades na continua interacção que deve existir, estabelecer, com a escola, bem como a escola em relação com a Comunidade.
Todos ganharemos com isso!
(A ideia de escrever este texto foi-me sugerida depois de ler a revista "Psicologia Actual "que compro mensalmente e, da qual, sou um apaixonado assíduo pelos assuntos lá desenvolvidos)
pena.Junho.2007. Ideia sugerida pela leitura da revista"Psicologia Actual"