Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Thursday, November 30, 2006

Um parasitismo nada fácil de lidar

Um parasitismo nada fácil de abandonar


Albergo em mim um parasitismo. Só de pensar nele assusto-me. Não é nada fácil de lidar com ele. Está sempre presente em mim. Lado a lado.
Em todo o lado para onde vou. Para a frente. Para trás. Sinto-o constantemente perto.
Exercito-o para que se desapegue de mim a todo o instante. No entanto, mostra-me que é um companheiro para toda a vida, apesar de lhe pedir que me abandone. É fiel, mas uma companhia incómoda.
Sussurra-me coisas que não necessito, só me atrapalham.
Só me complicam. E complicam o que pretendo fazer. Tornam-me inútil e feito de nada!
Sim! Controla-me os actos. As atitudes. Os gestos. A falta de habilidade para o que quer que faça.
Observo-o. Observo-o quando sonho. Rio. Choro. Estou alegre. Estou triste.
Quando trabalho! Sim! Quando trabalho não me ajeito de modo nenhum ao que faço ou projecto fazer, nunca fazendo bem!
Todos comentam o meu parasitismo porque o descobriram. Ele disse-lhes!
Tinha de dizer-lhes, fiel, mas exausto da sua própria presença indesejada em mim.
Tinha-se acomodado, mas tentei muitas vezes, enxotá-lo de mim. Suporto-o, inevitavelmente porque o criei, o construí com as pálpebras apegadas às letras, às palavras.
Ainda mais: criei-o para mim. Para que dialogasse comigo e fosse eloquente e útil em todos os momentos que eu vivesse.
Confesso que o reconheceram. Mesmo assim, ele faz-me sentir bem, o parasitismo, quando abrimos em comum os livros e os lemos e os escrevemos e os falamos.
O arrependimento e os remorsos da traição dele não são fáceis de compreender.
No entanto, regressa sempre ao que sou. Não me larga. Agita-se e acompanha-me.
Até no vazio de mim o pressinto e à sua companhia arrependida.

Traiu-me numa ou noutra situação, mas eu afago-o na mesma, convicto de que não poderia existir sem ele.

Lutei com ele e vivi com ele, juntos, um parasitismo explicável e que valeu a pena pelo que aprendi!

Deu-me o pensamento e com ele as ideias, as palavras, o amor, a estima e o respeito às pessoas.
Em suma, uma dádiva muito importante: o amor e o apego à vida e a vivê-la intensamente.

Um parasitismo nada fácil de abandonar! Mas, sofrido. Sofrimento terno por amor e por amor ao saber e ao conhecimento de mim, das leituras intermináveis noites adentro, para ficar na mesma. Como estou!

Um justificado parasita!
Pena, Agosto 2006