Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Thursday, December 14, 2017


Mais Uma “Noite Branca”!



São três horas e quarenta e três minutos da manhã. Vejo com agradável sensação as achas a arderem na lareira. Aconchego-me a elas num afago sincero.

Traz e comporta um “abraço” gostoso. Ampara. Suscita conforto.

Todos estão já entregues ao sono.

Hoje, fui visitar o meu extraordinário médico. Explicou-me minuciosamente o que era um “Derrame Pleural” de que sofria. Foi uma conversa interessante. Majestosa. Perfeita.

As “anestesias” podem viver em mim muito tempo. Até largarem o meu ser atento e perspicaz que desconheço.

Fez-me o desenho da membrana e dos pulmões. Referiu que a pleura movimenta-se com os pulmões na respiração.



O enorme contratempo é se evolui mais do que encontra. Por outro lado rodeando a pleura existem espaços que são um vácuo e vazio. Se o liquido se desenvolve e cai aí, o problema ainda se torna mais desanimador e mau.

Enquanto falava, eu ouvia-o atenta e interessadamente.

Falei-lhe que adorava ir visitar sozinho a Terra Santa. A Igreja do Sto. Sepulcro em Jerusalém.

Explicou-me com aquela calma “invejável”que o caracteriza sempre, dizendo-me que havia excursões religiosas para lá a um modesto preço. Para maior segurança dos excursionistas iria um guia connosco. Acompanhando-nos para todo o lado onde fossemos. A língua falada era o Inglês.

Retorqui-lhe que seria o mais importante sonho que possuía já de pequeno.

Ver o “Túmulo de Maria” e o “Túmulo de onde Cristo ascendeu aos céus”.

Bastava falar com o Pároco “responsável” pela minha freguesia e combinar e acertar datas. Combinar-se-ia também o preço que iria despender para uma pessoa que participaria na viagem. Eu!

Era mais fascinante do que pensava porque incluí-a uma passagem pela Terra Santa.

Fiquei entusiasmado. Fiquei maravilhado. Fiquei deslumbrado.

Esta passagem pelo Padre ficou suspensa porque eu só a poderia realizar depois dos Exames muito importantes que teria de efetuar no Hospital local e debelar o problema de saúde que se imiscuira em mim. Urgia resolvê-lo rápida e celermente.

Cada vez, penso mais que, se se quiser, tudo se concretiza, prontamente...

Quando saí da Igreja, depois de falar com a pessoa certa caí em mim de alegria e felicidade.

Ía concretizar o mais belo e fabuloso sonho da minha vida. Nâo deixei de pensar na perigosidade da viajem sobrevoando países em guerra.

Uma guerra que se tornou mais perigosa ultimamente com a cidade de Jerusalém, capital da Palestina ou de Israel. Em face, desta indecisão a guerra apoderou-se dos dois países.

Por vezes na entrada na Igreja fruto dos meus sonhos, formavam-se duas filas; uma para os Muçulmanos; outra para os Católicos. Mesmo bem separados na entrada vivia-se troca de agressividade e violência entre as duas religiões.

Expliquei o meu problema de saúde e, simpática e amabilidade o Pároco tudo faria para eu visitar aquelas Terras Sagradas da “historicidade” de Cristo.

Depois, da informação do Pároco da minha Paróquia deu-me forças para o que se passaria no Hospital feito de gentes maravilhosas. Majestosas e de excelência como me tratavam.

Iria resolver o problema em finais de Janeiro.

Falei com Deus que Me ajudasse a “triunfar” em todos os meus domínios que lhe havia contado, pois, vivia agora instantes deliciosos e perfeitos aos meus sonhos que se iriam concretizar, por fim.

Jà me imaginava a voar rumo à Terra Santa.

Jà me imaginei também a fazer os Exames no Hospital e eles me ajudassem e, eu, a saír vitorioso. Curado. E, pronto a viver e a sonhar.



Brevemente, se saberá.

Faço “figas” para que tudo se resolva da melhor das maneiras.

Estão tudo, amigos preciosos.

Até sempre.

Gosto muito de vós.



António Pena Gil



Feliz Natal, admiráveis e fabulosos amigos.

Estou feliz por o meu sublime e genial médico “tomar” tão bem conta de mim e do que sou.

Toda a minha gratidão para ele.