Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Friday, April 25, 2008

A Abordagem do Complexo Mundo Autista Infantil. Apaixona-me...!!!

“ Gosto deste facto. Do céu.
É algo que podemos perceber na nossa cabeça só por olharmos para o céu por cima de nós, à noite, e pensar, sem termos de perguntar nada a ninguém”.
“ Eu disse: - Estás triste?
Ele olhou para mim durante muito tempo e respondeu: - Sim, pode dizer-se isso.
Pode muito bem dizer-se isso.
Resolvi deixá-lo sozinho, porque quando eu estou triste gosto que me deixem sozinho.
Por isso não disse mais nada. Limitei-me a ir para a cozinha, fiz o meu sumo de laranja e levei-o para o meu quarto."
”Mark Haddon in “O Estranho Caso Do Cão Morto”- Editorial Presença
A problemática do autismo nas crianças apaixona-me, assim como, tudo o que suscita atenção e dedicação.
Como Educador, sinto que todas as crianças do meu lindo Portugal deveriam ser tratadas por igual. A necessidade do Ensino Especial é muito urgente e necessária nas escolas.
Num determinado ano, que não consigo precisar, trabalhei empenhadamente com os Professores A. e J. numa turma onde existia a diferença. Uma criança com "Trissomia 13". Enriqueci-me tanto, acreditem?
Quando esta criança fazia um trabalho mostrava-o à turma que o aplaudia de pé.
Jamais me esqueceu. Quando me vê ou ouve a minha voz emite gestos carinhosos e não passa sem me cumprimentar. Uma criança fascinante com um mundo fascinante.
Mesmo, quando estou apressado cumprimento-o efusivamente. Expresso o meu DEVER.
DEIXO UM ALERTA: A EDUCAÇÃO É PARA TODOS. NÃO SÓ DE ALGUNS!
pena. "Diário de um Professor". Dia 26 de Abril de 2008.