Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Saturday, June 07, 2008

A Geração De Que Me Orgulho. Uma Geração De Ouro...!!!

A Geração De Que Me Orgulho. Uma Geração De Ouro...!!!

Hoje, levantei-me muito cedo. Todos dormiam ainda.
Olhei demoradamente para os anos que decorreram atrás.
Olhei através da ampla vidraça da janela da vida que me separa do Mundo e deliciei-me.
Vi a minha Geração tão perto e tão longe: Uma Geração de Ouro, sem dúvida.
Folhei as memórias de uma existência. Lá estavam todos aqueles que definiram um Estar.
Franz Kafka era um absurdo. Sartre vivia em mim. Albert Camus estava ao seu lado, imparável no mesmo sentir. Compenetrado na sua importância.
Os Clássicos portugueses lidos pelo sentimento: “Os Maias” de Eça de Queirós.
“Hamelet” de Shakespeare com surpresa. “L´Être et Le Neant”, incompáravel.
A poesia inconformada e os seus poetas. Rebelde. Controversa. Bela!
“Les Fleurs du Mal” de Beaudelaire. Sim ! O poeta maldito, mas que expressava poemas de revolta com a seriedade que lhe vinha e fazia pensar, bem no seu interior fantástico.
André Breton do Surrealista Ser.
Senti-me renascer. Vi como formávamos um Mundo Juvenil à parte.
Tínhamos tempo para fazer tudo que não tivesse sido já feito.
Os homens e mulheres apostavam na música. “The Beatles” apenas pelo impacto na música rock. Uma referência para os grupos que lhe seguiriam.
Era e foi uma geração incontestavelmente brilhante. Uma geração de ouro!
Não! Éramos muito responsáveis. A controversa atitude. Parávamos e pensávamos. A vida era feita para isso.
Woodstock e o nudismo. A música. A inglória Guerra do Vietnam!
A Ditadura vingava na ideologia incaracterística.Sem sabermos claramente do que se tratava. Gritávamos sem saber o impacto contra o Fascismo existente sorrindo ao Mundo na nossa doce injenuidade.
Hoje, penso que passei por tudo isto. Tínhamos um sentimento que vivia no pensar. Sem perder tempo. Sem o demorar na paragem de coisas mesquinhas e fúteis.
Dançávamos com tudo isto ao lado, numa atitude brilhante. De dignidade. De afirmação de um carácter. De defesa de valores e princípios sérios. Incontestavelmente bons.
Quando olho para trás, apetece-me emitir um sorriso de aprazível satisfação. Delícia. Encanto.
Lá estavam os homens e mulheres/jovens de um querer imenso. Pleno na afirmação.
Plenos na significação útil que pensava.
Que abria as portas e janelas do seu Mundo, direccionado ao Mundo.
Tempos que jamais esqueço ou esquecerei.
Fizeram instantes únicos. Ímpares de alegria. Instalaram-se em mim. No que sou. Que incontestavelmente vivi e amei.
E, abro-os ao Mundo. Com a convicção sentida e sincera.
Com o orgulho de ter feito o que fiz. Recordo-a, a vida.
Permanece e permanecerá sempre nas memórias de um tempo inesquecível.
Do que fui. Do que senti. Do que não perdi.
Era uma Geração de ouro. Orgulho-me dela. De fazer parte dela.
De viver e sonhar com ela.
Jamais deixará de ser a minha encantada geração.
Ao recordar, sinto-a. Gosto dela. Abraço-a ternamente.
Com a força de uma magia que jamais esqueci.
Era bela. Perfeita!
Vivi-a num encanto doce que me marcou.
Profundamente.
Permanece presente. Visível.
Repleta de Felicidade e afirmação em mim!
Pena. Junho.2008 "Uma Geração de Ouro. A Minha Geração...!!!"