Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Thursday, May 08, 2008

A Expressividade Do Sorriso de "La Gioconda"...!!!

Quando no final do ano de 2007 visitei Paris ia com um brilhozinho no olhar.
Havia lido o controverso e discutível livro"O Código Da Vinci" do afamado escritor Dan Brown. Queria conhecer o Museu do Louvre. Descobrir a atenticidade do surpreendente sorriso da"Mona Lisa" de Leonardo Da Vinci.
Quando entrei no Louvre não a vi de imediato.
Também não podia surgir ali ao acaso, só para preencher a minha ânsia.
Eu evidenciava algum nervosismo. Era um sonho que se sonha só de vez em quando.
Especial mesmo, acreditem?
Daqueles que não se sonham, realizam-se com prontidão e querer.
Segui "placards" atrás de "placards" indicativos por temáticas e artistas famosos, mas eu sabia o meu desejo. Sou persistente naquilo que quero e ambiciono concretizar.
Empenhado e obcecado mesmo. Irreflectido e com o olhar fixo no meio da cabeça que possuo, direccionado para o que desejo. Talvez, alguma doença "viva" em mim e no que sou, sem eu saber ou conhecer.
Vou pensar nisso, a sério.
De súbito, sem placas, vi um ajuntamento de turistas disparando através de sofisticadas máquinas digitais fotográficas "flashes" sobre " flashes" em frente a um quadro consideravelmente distante deles.
Aproximei-me, interessado.
Era um quadro barrado por uma segurança enorme. Aparatosa e com uma corrente que parecia não ter fim que lhes impedia a apoximação exagerada.
"La Gioconda"! Ei-la, surgiu-me ao olhar incrédulo.
Olhei e olhei.
Era um quadro de dimensões reduzidas. Pequeno e inofensivo, creiam.
Tão insignificante, mas plenamente expressivo.
Um sorriso comedido, mas que cintilava de pureza bela, mesmo na sua insignificância de deslumbre. Uma expressividade doce.
Passei ali a manhã. Olhando. Observando. Vendo.
Que sensação inacreditável. Simples, até.
Como um quadro deve ser ao olhar que percepciona a singeleza. Naturalidade. Beleza.
Emitia um sorriso convidativo tão expressivo. Pareceu-me triste/alegre. Apelativo/sereno.
Presente/distante. Emotivo/sem emotividade.
Especial. Sim! Especial. Digno na sua dignidade. Puro na sua imensa pureza.
Precisamente como eu estava, contagiado.
Quando decidi sair dali, dei dois passos, mas regressei logo, outra vez.
Tentei ir-me embora, mas voltava sempre bem perto dele, do quadro famoso.
Havia algo.
Desenvolvi aquele procedimento pelo menos quatro vezes. Não as contei.
Quatro. Cinco vezes. Não consigo precisar.
Nunca mais esqueci este instante.
Tiveram que "puxar-me".
Fui então embora, contrariado, mas feliz.
Viveria eternamente ali.
Um dia depois, regressei ao meu belo País, embevido em fascínio e encanto.
Agradado e satisfeito.
Surpreso pela simplicidade da teia complexa/simples da bela "La Gioconda" dos meus sonhos.
Quando o avião aterrou, perpassou por mim uma acalmia imensa.
Como a do quadro transmite.
Adorei!
Como instante ímpar e único, penso não voltar a vê-lo.
Fiquei estarrecido, uma vez, posso contar aos que me irão suceder na minha hierarquia familiar.
Aconselhá-los-ei a visitá-la.
Sem dúvidas. Eu,não!
É demasiado bela!


"Lillian Schwartz, cientista dos Laboratórios Bell, sugere que a Mona Lisa é na verdade um auto-retrato de Leonardo, porém, vestido de mulher. Esta teoria baseia-se no estudo da análise digital das características faciais do rosto de Leonardo e os traços do modelo. Comparando um auto retrato de Leonardo com a mulher do quadro, verifica-se que as características dos rostos alinham perfeitamente. Os críticos desta teoria sugerem que as similaridades são devidas ao facto de ambos os retratos terem sido pintados pela mesma pessoa usando o mesmo estilo."
Pena. Dezembro de 2007. "Quando visitei Paris". 21horas25m e cinquenta segundos de uma vulgar Quinta-Feira.