Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Saturday, February 23, 2008

Sabem, Estou muito preocupado...!!! Aquela sala...!!!

As alterações introduzidas no âmbito do Processo de Ensino/Aprendizagem nas escolas, produziram nos Docentes apreensão, desconforto. "Mexeram" com pessoas dedicadas, com a interioridade do seu Mundo, com a imensa dignidade e entrega responsáveis de sempre.
Todos os dias da semana que entro naquela sala, vejo rostos tristes, gastos, cansados, onde outrora, habitava a alegria. E, era tanta!
Todos os dias vejo apreensão, mesmo tristeza, onde, outrora, morava o encanto e a felicidade.

Sim! Refiro-me ao controverso Novo Sistema de Avaliação de Professores!
Olhem, isto mexe também com as famílias destes, com o brilhantismo afirmado de forma constante junto do mundo infantil, com os próprios discentes e a sua chama profunda e sentida de vida fascinante como aceitaram constantemente e prontamente"viver" a escola e o que lá fazem com um rasto de maravilha doce e terna.
Apaixonante!
E, tudo corria naturalmente. De forma agradável. Doce. Era uma entrega recíproca num entendimento sensato. Sóbrio. De forma sincera. Aberta. Dialogante.
Que respirava compreensão e encanto.
Por inteiro, de parte a parte.
Com credibilidade mútua.

Tempos atrás, aquelas quatro paredes sussurravam sonhos lindos, partilhavam e ouviam secretamente vidas sorridas, presenciavam motivações inequívocas de um aconchegante sossego, harmonia e bem-estar que guardavam sigilosamente e deliciosamente na sua alvadez magnífica.

Guardavam a alegria e ternura da entrega total daquelas pessoas.
Isso, tenho a certeza. Absoluta!
Como de confidências muito importantes, irreveladas jamais, sobre Pessoas preciosas que expressavam de foma cúmplice e amiga as preocupações, encantos e desencantos, mas de forma íntegra, comprometida, alegre e interessada.
Falavam com fervor e intensidade do Universo dos jovens, tesouros incálculaveis de um valor gigantesco que tinham em conta e faziam parte de si.
Hoje, não consigo ver este "sentir".

Que aconteceu àquelas paredes?
Não sei.
Só sei que não são as mesmas.
Vá lá saber o que sentem agora?
"Um desabafo num Sábado pacato e aconchegante no seio da família". Tão bom!!!
Pena. 23 de Fevereiro de 2008.
Peço desculpa pelo desabafo. Sei que compreenderão. Desculpem, sim?
Com carinho e ternura.
Pena