Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Tuesday, February 19, 2008

Diário de Um Professor: "Uma Náusea" Inexplicável!


Hoje, falo para mim. Falo abertamente. Com toda a sinceridade e seriedade que faz o que sou.
Com uma paixão que pergunta, que se sente, que se constrói, que abarca a minha interioridade.
Sinto uma "náusea" imensa. Profundamente existente e conotada com uma maneira de Ser.
A minha!
Essa "náusea" acompanha-me. Umas vezes sonhada. Outras imaginada, mas que comporta um infinito de sensações agradáveis, felizes, ou desagradáveis, infelizes.
Sempre pensei mais os outros do que me pensei a mim próprio. A entrega foi para todos, não para mim, nunca me incluí e possuo uma auto-estima gigante. Nunca a abandono. Que seria de mim?
A minha paixão reside num sustentáculo forte, mas fragilizado por uma entrega que desgasta.
Coarta. Limita. Apresenta-se disponível para a disponibilidade que é irreal. Um nada que se sente com sinceridade e abertura.
Possuo uma cabeça que pensa no Mundo que me cerca e rodeia. Envolve Pessoas. Preocupa-se com elas. Seja qual for esse Mundo.
Sim! O Mundo dessas Pessoas!
No entanto, de vez em quando aparece uma "náusea" Uma "náusea" inexplicável do sentir e do ser.
Tudo isto porque sempre me incomodaram as aulas silenciosas. Ordeiras. Respeitadoras. Umas aulas onde se ouvem moscas sibilando e zumbindo pelas quatro paredes.
Agito-me desconfortavelmente porque se ouvem as crianças e jovens fora dessas paredes. Parecem felizes! São felizes, mas ouvem-se.
Não! Não os conoto com uma algazarra ou falta de educação.
Expressam-se de uma forma livre. Vivem. Dialogam o que lhes vai.
Aparentam uma emoção de alegria e satisfação não opressiva.
Surgem críticas.
A "náusea" sente-se aí somente.
Sim! Quando surgem críticas de silêncio. Nunca mas disseram, mas sei que existem. Aí surge uma "nausea" que se indispõe. Pesa. Pesa muito.
Imenso!
O que me faz desvanecer e entristecer, é que surge só quando isto acontece.
Sempre me preocuparam os alunos. Sempre os tive em consideração e apreço.
O silêncio das críticas que não disparam, mas existem. Provocam uma sensação horrível. Desonesta. Ileal.
Não sei se sofro, mas aquela "náusea" sente. Vive. Coabita.
E, aparece só nestes instantes. Somente!
Aulas, tipo-Velório? Jamais! Não posso construi-las. São indevidas. São cruéis.
Sim! Aulas tipo-Velório. Isso, não!
Adoro ver e sentir a participação, a efusão de alegria e satisfação dos alunos.
Só, aquela "náusea"...!!!
Não consigo explicá-la porque para o que sou, é inexplicável.
Incomoda, é certo. É pesada, mas suporta-se.
Não vou mudar, mas aquela sensação "nauseabunda" incomoda.
Acreditem?
Não é fácil.
Dedico este texto a todos os que me visitam e não me visitam.
Possuo alguns miminhos para distribuir por todos vós.
Prometo que são para todos. Desculpem, qualquer coisa, está bem!
OBRIGADO pelo carinho que depositam em mim.
Com estima e respeito.
Pena
Pena. Terça-Feira. Fevereiro.2008. "Um dia sentindo uma "náusea" causada pela Profissão que abracei com dedicação e envolvimento consciente, sério e por inteiro".