Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Thursday, April 07, 2011

Diário de Um Professor: Hoje, visitei, por convite dos seus amáveis Professores, a turma do meu filho mais novo.





(RECORDANDO ATITUDES EDUCATIVAS POR ME DIZEREM IMENSO)
Hoje, visitei, por convite dos seus amáveis Professores, a turma do meu filho mais novo.
Frequentamos a mesma escola.
Eu, Educador/ Professor de profissão. Ele, receptor da Aprendizagem/Comunicação, aluno!

Quando entrei, sussurrei baixinho "P., onde me posso esconder, há algum esconderijo aqui?"
Retribuiu-me um sorriso doce, sereno, cúmplice e descansado. Somente! Como só ele sabe fazer.
Quando os alunos da Turma surgiram do recreio decorados com a sua felicidade juvenil estampada nos alegres e sorridentes rostos e me viram, olharam-me como se me conhecessem desde sempre.

Olhei-o, o P., novamente aflito, mas os colegas detectaram-me exibindo um rasgado sorriso afável, sincero, simpático.
Enternecedor!

"Que estava eu a fazer ali?"- pensei, encostando-me e pregando-me à parede alva atrás de mim.

Mirava constantemente o P. de soslaio à espera de uma "bóia do naufrágio" em que caíra.
Permaneceu sempre igual a si próprio e até fez o esforço de não baixar os olhos.
Atirou-me carinhosamente a "bóia salva-vidas"pensada e imaginada e a turma toda o "barquinho" do navio afundado.

Perplexo pelo encanto e ternura de todos, retribui-lhes um tímido sorriso surgido de dentro.
Bem de dentro.
Sim! Um sorriso do fundo da Alma.

Falei. Falei. Falei...!!!!!!!!!!!!!!!

Enquanto falava, as minhas histórias eram absorvidas e assimiladas como se de relíquias se tratassem. Cativavam, não sei explicar porquê? Não acrescentei nada ao que representam na minha interioridade encontrada no eu que sou e na primeira pessoa do singular como sempre escrevo e escreverei.

Falei de vidas, da minha vida, recordações de infância e sobre a complexidade do meu Mundo só meu. Falei, por vezes com maior vivacidade, outras com maior incredulidade. Sei lá!
Fi-lo com alguma expressividade de gestos, de movimentos de contornos que nem sei se se adaptam àqueles maravilhosos Seres e àquele espaço/sala de aula.
Fi-lo, Pronto!

O P. e aqueles rapazes e raparigas sabem.
Fiquei estupefacto com o que presenciei: Adoraram-nas!
Senti agarrar o Universo, inquirir-me no meu desejo de passar despercebido e na ânsia de apresentar sempre uma conduta ignorada. Mas, fi-lo!

Nos momentos em que conversei, as fisionomias daqueles Seres Maravilhosos estiveram escutando. Absorvendo a mensagem que transmitia atentamente. O ambiente na sala era propício: Silêncio e interesse. Não o compreendi, mas pareceu-me afectuoso e respeitador, vejam só?
Sabem? Parece-me que gostaram!

Temi que fosse o P. a "preparar" o meu sucesso, mas não! Aconteceu. E, aconteceu, naturalmente.

Falei-lhes como se eu estivesse sentado no lugar deles. Procurei "encontrar-me" neles, vestir a sua pele, estabelecer situações de empatia, irem de encontro ao que sou e transmito.
E, resultou. Resultou em pleno, vejam só!
Expliquem-me: Como me posso identificar com a magia linda das suas vidas? Com tanto carinho como abraçaram o que faço com fervor? Como agraciar tanta receptividade em escutarem-me?
Acreditem: Não consigo explicar. Fica por explicar. Adorava contar, mas como, se não sei?

Talvez, o meu filho P. saiba, mas sorri e não revela segredos que ignoro. São dele.
São os seus segredos preciosos. Próprios. Ama-os como eu o amo. Sente-os como eu o sinto.

Só tenho uma certeza: falei durante uma hora e meia.

No final, foi ainda mais: Quando me despedi e saí, ainda ouvi o bater das palmas no fundo das escadas.
"Ainda seriam para mim, aquelas saudações tão efusivas e intensas?" - pensei com o meu humilde eu, incrédulo e duvidoso.
Senti-me tão insignificante no meio de tanta significação.

Senti-me ruborizar. Senti e revi a minha árdua introspecção autêntica e verdadeira do que sou.
Enfim, senti-me bem. Senti-me muito bem!
E, pensei:

OBRIGADO P.! OBRIGADO colegas e amigos do P.!
Um OBRIGADO especial aos Professores abaixo mencionados.
Não merecia, mas deram-me tanta, tanta força!

Ainda há Professores autênticos e crianças puras, belas, educadas e deslumbrantes.
Um Grandioso e Gigantesco, Bem-Hajam pelo que são.

São e representam IMENSO! Pelo menos para mim.

PENA

(Agradeço à brilhante Professora Directora de Turma, Professora M.J. e ao indescritível e maravilhoso Professor J. R. pela atenção com que me presentearam, rodearam e me acolheram.
Um sincero Bem-Hajam!)

MUITO OBRIGADO PELA VOSSA AMABILIDADE CONSTANTE QUE NÃO TENHO PALAVRAS PARA AGRADECER.
SÓ POSSO DIZER: SÃO FANTÁSTICOS!
ABRAÇO AMIGO DE RESPEITO IMENSO.
ADMIRO-VOS.
SÃO EXCELENTES SERES HUMANOS PRECIOSOS.
MUITO OBRIGADO SENTIDO E SINCERO PELAS VOSSA VISITAS DE SONHO QUE ADORO.
ESPERO QUE GOSTEM.
BEM-HAJAM, SIM?