Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Monday, August 25, 2008

Diário de um Professor: Numa Altura Em Que Tanto Se Fala Em Educação...!!! Os Alunos Acima De Tudo!



Esta reflexão visa estabelecer uma relação causa/efeito entre as condutas dos alunos no Processo Ensino/Aprendizagem e o seu Sucesso/Insucesso escolares alcançados.
Há que estarmos atentos. Há que preservar a sua importante identidade e os seus profundos valores que trazem para a escola sem magoar ou ferir. Transformá-los em utilidades imprescindíveis e valiosas para todos. Fazê-los integrar no Currículo das disciplinas para sua melhor familiarização e adaptação.
Cremos ir construir-lhes e habilitá-los a uma melhor compreensão e insersão futura sensata e sóbria na sociedade mais tarde.
"...Na Escola, pais atentos originam filhos de Sucesso.
Há uma relação entre a participação dos Pais na vida escolar dos filhos e o sucesso que estes vêm a obter..."

(Margarida Gaspar de Matos) in Revista Psicologia Actual.
A Minha Ideia É Esquecer O Estudo Dos Decretos-Lei(Enorme Preocupação Dos Docentes. Eu incluído, Embora Muito Crítico Sobre A Sua Validade De Inoportunidade) E Fazer Com Que O Aluno Seja Feliz. Não Sejamos Egoístas Com Eles. Eles São O Objectivo Primordial De Todo O Processo Educativo!!!
Nas escolas consideradas com um ambiente positivo, devem ser afectivas, prestáveis e sensíveis ao aluno num todo. Os pais referem menos barreiras ao seu envolvimento na escola e, uma partcipação mais efectiva, descrevem acções conjuntas com pais e professores à volta de temas como: a comunicação activa, a resolução de problemas, o apoio mútuo e o diálogo entre "funções" de pai e professor.
No que diz respeito ao ambiente da vizinhança, as escolas que estabelecem laços de colaboração com recursos na comunidade potenciam o envolvimento dos pais na educação dos seus filhos e, vão ao encontro das necessidades das famílias.
Precisamos de uma estratégia que reconheça e promova laços entre os subsistemas: família, escola e comunidade, prevendo um apoio familiar a crianças e adolescentes identificados pelos professores como tendo problemas...
A Escola é para todos. Mas, todos.
A Escola não segrega, não pode ignorar o aluno como Ser Humano, como possuidor de direitos e deveres.
A Escola deve acolher afavelmente um aluno feliz, um aluno infeliz, um aluno com fome, um aluno farto, um aluno com o a família perfeita, um aluno com uma família "imperfeita".
Ser pai. Ser Educador. Promover o sucesso escolar de todos. Ser um Professor atento e íntegro.
Que partilhe. Que se entregue. Que "vista a pele" do aluno. Que incentive a auto-estima debilitada. Que acolha. Que ame. Que lute. Que se interesse por tudo o que diz respeito ao aluno.
Eu penso que é necessário perceber esses problemas para depois agir, numa conjugação de "forças" entre todos os intervenientes educativos.
A escola deve incentivar o diálogo, o debate de ideias e abrir-se à Comunidade que está pronta a recebê-la.
Cada vez mais, se devem capacitar e escutar todos os que "vivem" o que lá se passa: professores, pais, alunos e comunidade.
Pais atentos que se preocupam em acompanhar o percurso escolar dos filhos são valiosos para se acabar de vez com o insucesso e abandono escolares.
Vamos todos em conjunto alterar e corrigir ideias pré-concebidas sobre o trajecto efectuado pelos alunos e dar-lhes todo o nosso carinho, dedicação, atenção e, (até, meiguice, porque não!) que amplamente desejam e merecem.
Será para o bem de todos. Será para bem da sociedade íntegra, aberta, dialogante e sincera. Será para o bem da construção de uma personalidade forte, consolidada, saudável e feliz dos nossos filhos, por quem nutrimos grande estima e amor.
Será para o bem de todos.
Um futuro melhor lhes sorrirá, tenho a creteza.
E, é isso, o que mais desejamos para eles.
A Comunidade tem responsabilidades na continua interacção que deve existir, estabelecer, com a escola, bem como a escola em relação com a Comunidade.
Todos ganharemos com isso!
O envolvimento escolar deve ser TOTAL e partilhado por todos!
A Escola enriquecer-se-á, os alunos agradecerão.
Tenho a certeza.
Absoluta!
(A ideia de escrever este texto foi-me sugerida depois de ler a revista "Psicologia Actual "que compro mensalmente e, da qual, sou um apaixonado assíduo pelos assuntos lá desenvolvidos)
pena.Junho.2007. Ideia sugerida pela leitura da revista"Psicologia Actual"