Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Tuesday, January 19, 2016

Vivo uma “Anestesia” Existencial!

Sou ideias. Sou sentimentos. Sou pensamentos. Sou sonhos.
A cabeça. Sim! A minha cabeça. Comporta inúmeros Mundos. De fascínio. Afagantes. Deliciosos. Doces.
Sei que há certas atitudes ou gestos pessoais que jazem nelas inertes. Mudos. Infrutíferos. Descabidos. Nada significativos. À solta de mim.
Nutro pela vida um desejo majestoso e agradável.
As pessoas vão, sem o saber, dando-lhe um significado bem visível. Vão construindo o meu eu imensamente planetário. De bem comigo. Vão sonhando os meus sonhos imensos. Muitos.
Sou tão pouco inexplicável. Tão pouco inerte. Vejo as pessoas rirem. Dar-lhe um significado extraordinário. Eu não consigo. Há momentos que “expludo” de alegria e felicidade para dentro do que sou. Não exteriorizo o que me vai na Alma com facilidade. Temo certas atitudes. Certas situações. Certas condutas que me abarcam e me fazem rumarem até junto da segurança e proteção Dele. Sim! De Deus. Ele gosta. Eu gosto.

Sou transcendente nos gestos. Nas atitudes. Nas posturas razoáveis e que vivem dessa razoabilidade.
Que possuem uma fabulosa atitude de vida. E, vivem-na. Rindo. Chorando. Alegre. Triste. Emocional. Sem emoção.

Vi a ciência e o seu valor num simples Cidadão/ médico. Curava pessoas. Vivia a vida para isso. Com preocupação ou satisfação. Afinal, “remendava” seres humanos como ele. Protegia-os. Com coragem contei-lhe um pouco de mim. Do receio da vida. Da inexactidão de Ser. Da insegurança do mundo. Do meu mundo. Só meu.
Ouviu, atentamente. Não franziu o sobrolho. Sorrio. Apenas e só.
Depois de saber ouvir. Fez aquilo a que se chama o diagnóstico.

Para ele foi simples. Depois de apurar o que lhe contei. Deixei para mim muito que não lhe contei. Olhou-me e falou. Para ele eu precisava de uma “anestesia” existencial. Uma “anestesia” da vida.

Decidido. Virou-se para mim e contou. Não pare de escrever. Não para de ler. Nunca. Em circunstâncias adversas ou outras melhores. Está proibido de parar. Faz-lhe mal, entende? Leia. Escreva.

Chamou-lhe “anestesia” existencial. Fixei isto e disse a toda a minha família. Ao princípio não acreditaram. Pensaram. Se isto der… está cá “baixo” depressa. Num instante. Larga olhar as nuvens, por instantes, e torna-se bom. Fica curado.
Pensei como fora sensato aquele “especial” “cidadão”.
Se fosse essa a solução, tudo seria extraordinário para mim.
Recordei os remédios dele. Daquiele esecial cidadão: Ler e Escrever. É o que tenho feito.
Fiquei imensamente em bem-estar e alegria.
Ele chamou-lhe: “anestesia” existencial.
Entendem? Sei que sim.
Sejam felizes.


António Pena Gil Janeiro 2016