Contribua para a Campanha do Agasalho 2009

Campanha do Agasalho 2009

Sunday, September 20, 2009

Porquê, agora, os livros? Os livros preenchem um espaço precioso nas estantes que sussurram do seu lugar tranquilo. Harmonioso.


(Um extraordinário talento de Mário Viegas. Fabuloso)



Porquê, agora, os livros?

Gosto do sentido que dão aos meus pensamentos. Emoções. Sensações aprazíveis.

Não! Não tenho muitos porque gostaria de ter mais. E, mais.

Só por essa razão! É uma razão preciosa, como todos o sabem.

Porquê, agora, os livros?

Os livros preenchem um espaço precioso nas estantes que sussurram do seu lugar tranquilo. Harmonioso. Sempre que lhes lanço o olhar, reagem timidamente. Adoram o meu afecto. O afecto de sempre. Cristalino. Respeitável.

Expressam-se, assim. Comovem-me, assim.

E, fazem com que me sensibilize.

Estão a “morar” na casa que lhes reservei para habitarem. Adoro-os. Olho-os com a minha ternura. Digo: São meus!

A minha existência neles é real. Profunda. Por vezes, contemplo-os num silêncio de veneração. Fascínio.

Vivem felizes ao meu olhar terno quando os observo. Demoradamente, sem pressas.

Alertei-os para que falassem comigo quando lhes surgisse o apetite de desabafar.

Coexistem como bons vizinhos lado a lado, encostados uns aos outros e solidários entre si. Estão acomodados, sabendo que me preocupo com o seu bem-estar. Sinto em mim a sensação que os incomodo demais.

Deviam dormir mais, descansar, os livros da existência. Minha e Vossa!

Pressinto-os. Ouvindo as suas confidências baixinhas, não querendo incomodar-me.

Fazem silêncio, quando estou ao pé deles.

Não perturbam as minhas opções literárias fantásticas.São cúmplices. Simpáticos. Amáveis.

Não são egoístas, apesar de ostentarem uma pequena inveja, muito pequena, quando não são relidos. Lidos foram. Todos.

A sua bela presença não é passageira no meu pensamento. Por vezes, “abuso” da sua leitura atenta. Desmedida. Exagerada.

São simpáticos. Emanam simpatia que retribuo com agrado e alegria.

Simpatia.

Os Compêndios do Saber “despejam” sonhos com afabilidade. Existe um compromisso meu com eles. E, sonhos geram sonhos. Os livros fazem sonhar. Comportam, no seu interior, Pessoas. Mundos. Vidas. Seres Humanos com uma história. Contos de maravilhar. Um imenso poder mágico. Sensível. Doce.

Nunca me zanguei com eles. Com as pessoas acontece. Pouco. Apenas, amiúde. Com eles nunca! Jamais o faria!

Deleito-me só de os olhar. De os ver perto de mim. Estão no silêncio omnipresente. De um carinho imenso. Aprecio o que me contam. Quando se abrem para mim.

“Falam” de forma mágica contando “vidas”. Com aquele sentir incomunicante por ser arrebatador. Tanto! Que lhes vai no seu interior tão, tão, tão… Imensamente rico. De sentimentos e emoções que tanto “choram”, como “sorriem”. É assim, a vida.

“Habitam” carinhosamente no meu pensamento. De maneira plena e intensa.

Deixam-me ser o que sou. O que sinto. O que faço.

O que pretendo, carinhosamente, ser e sentir.

São companheiros de uma vida!

Estão sempre ao meu lado…

Como os respeito, estimo e considero…!

Bem-Hajam, Livros!

O conteúdo das prateleiras sorri, deliciosa e ternamente para mim, sabem…?

E, eu gosto.



Pena


Pena.Setembro.2009. "Imbuído de sensibilidade que a leitura suscita".


OBRIGADO pela Vossa magistral simpatia e amabilidade de SEMPRE

MUITO OBRIGADO

Bem-Hajam, Amigos(As) de Sonho...